FAQ BDCC
  • 1. O que é o BDCC?
  • Resposta:

    O Banco de Dados Comum de Credenciamento (BDCC®) é um sistema de cadastramento e emissão de crachá de identificação necessário para o acesso de pessoas e veículos (opcional) aos recintos alfandegados e a todos os locais do Porto de Santos. O BDCC® é o primeiro Banco de Dados desenvolvido em conformidade com a Portaria ALF/STS n.º 200/2011, que já recebeu a autorização da Autoridade Aduaneira, e deverá ser utilizado por toda a comunidade portuária (importadores, exportadores, fornecedores, despachantes, transportadores e funcionários) como sistema para a confirmação eletrônica da autorização prévia de acesso, mediante consulta em tempo real por todos os Terminais Alfandegados.

  • 2. Como funciona o BDCC?
  • Resposta:

    Comunique-se com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente, pelo e-mail atendimento.op@Ecoportosantos.com.br ou através do telefone (13) 3213-0010.

  • 3. Sem o crachá, o motorista poderá realizar o agendamento?
  • Resposta:

    Sim, o motorista poderá agendar e entrar no recinto 12 vezes ao ano, sendo até 5 vezes no mês.

  • 4. Já entrei no recinto mais que o limite determinado, o que faço?
  • Resposta:

    Entre em contato com a sua empresa nos casos de prestadores de serviço, para que ela providencie seu cadastro junto a Alfândega. Para os casos de pessoa física é necessário que entre em contato com a Alfândega.

  • 5. Não sou motorista e precisarei entrar no terminal, como eu faço?
  • Resposta:

    Se não possuir cadastro no BDCC, está liberada a entrada 5 vezes no mês, ou 12 vezes no ano.

  • 6. Possuo cadastro no BDCC mas mesmo assim não consigo agendar meu motorista, o que acontece?
  • Resposta:

    O motorista informado pode estar bloqueado no BDCC ou ele ultrapassou o limite de entradas permitidas no Terminal. Caso esteja bloqueado deverá (entrar em contato com a Alfandega), pois ela envia os bloqueios e desbloqueios ao BDCC. Se ultrapassou o limite de entradas no terminal deverá ser providenciado um crachá junto a ABTRA. Maiores informações em www.bdcc.org.br.

  • 7. A entrega/retirada das minhas cargas não possui agendamento, como eu faço para saber se meu motorista entrará no terminal?
  • Resposta:

    Procure o setor de atendimento ao Cliente que consultará o status do CPF.

  • 8. Para os casos do serviço do "vira" inter pátios e "carrossel", também haverá essa regra da contagem?
  • Resposta:

    Sim. Para qualquer tipo de entrada de pessoa física haverá contagem.

  • 9. Se eu cancelar o agendamento perderei uma entrada do motorista?
  • Resposta:

    Não, somente serão contabilizadas as entradas efetivas no gate. Nos agendamentos haverá somente a consulta da situação do motorista.

  • 10. Como me cadastrar?
  • Resposta:

    Os documentos obrigatórios foram divulgados pelo comunicado emitido pela Alfândega de Santos - DIVIG/EQVIB n° 04/11.

    O processo básico inicial para todas as empresas que desejam entrar em área alfandegada é:

    Entrar em www.bdcc.org.br;

    Clicar em Cadastre sua Empresa;

    Emitir os protocolos eletrônicos gerados pelo Sistema após a realização do cadastro;

    Juntar a esses protocolos, os documentos obrigatórios previstos no Comunicado ALF/STS/DIVIG/EQVIB n° 04/11;

    Entregar toda a documentação na Alfandega de Santos – Setor EQVIB;

    Após aprovado o acesso da empresa no BDCC, o(s) responsável(is) legal(is) perante o BDCC devem acessar o sistema via Certificado Digital de Pessoa Física (E-CPF) e cadastrar todos os seus funcionários / associados / sindicalizados (pessoas físicas) e veículos e aguardar o contato da RFB ou ABTRA para emissão ou regravação do crachá eletrônico do Porto de Santos.